02 de abril, dia mundial do Autismo02 de abril, dia mundial do Autismo
Publicado em 02/04/2014, Por
O dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). O azul foi definido como a cor do transtorno autista porque é mais comum em meninos.A ação, criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno que atinge mais de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da própria organização. O objetivo é impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com o transtorno.De acordo com a psicóloga Susana Savi, que atua na Unidade Básica de Saúde e especializanda em Neuropsicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o autismo é explicado como uma síndrome comportamental, de etiologias múltiplas, com grande comprometimento no desenvolvimento global infantil.O DSM 5, em sua nova classificação, apresenta dois grupos característicos de sintomas do Transtorno do Espectro Autista: 1) déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, e 2) padrão de comportamentos repetitivos e estereotipados. (American Psychiatric Association [APA], 2013).Susana ainda salienta que, quanto a etiologia, ainda não existe um indicador biológico categórico. Todavia algumas descobertas têm salientado como tendo um caráter genético e também vinculadas ao funcionamento cerebral (Gupta e State, 2006).Os comprometimentos do TEA devem aparecer antes dos 36 meses de idade (APA, 2002; WHO, 1992). Em relação à natureza dos primeiros sintomas observados pelos cuidadores, o atraso no desenvolvimento da comunicação e da linguagem é o sintoma citado com maior frequência (Chawarska et al., 2007; Zanon, 2013). Gauderer (1993), aponta que no TEA o desenvolvimento da fala é definido por demora, fixações, paradas e até mutismo total; a ecolalia (repetição automática de palavras ouvidas), é comum, juntamente com a reversão do pronome pessoal, propiciando a possibilidade de que pessoas com TEA sejam incapazes de comunicar precisamente suas emoções.A segunda área de comprometimentos no TEA refere-se aos comportamentos repetitivos e estereotipados, além de interesses restritos. Moraes (2002) menciona que os movimentos estereotipados são corriqueiros, e mostram-se através de balanço da cabeça, movimentos com os dedos, saltos e rodopios, sendo que estes aparecem num funcionamento global mais baixo.Porém há clareza, de que crianças com autismo respondem a interações sociais. (Capps, Sigman e Mundy, 1994). Também há evidencias de comportamentos que demostram afetividade. (Capps e cols., 1994; Mundy e Sigman, 1989). Embora Richer (1976), questiona a reciprocidade dessas ações.